Este site coleta dados para melhorar a sua experiência com os nossos serviços. Assim, para que fique ciente de todas as informações que coletamos e para quais finalidades, sugerimos que conheça a nossaPOLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.

Este site coleta dados para melhorar a sua experiência com os nossos serviços. Assim, para que fique ciente de todas as informações que coletamos e para quais finalidades, sugerimos que conheça a nossaPOLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.

Comissão de Controle de Infecção Hospitalar

 

O avanço acelerado da Medicina e a incorporação de novas terapias e tecnologias, que permitem ao ser humano uma vida mais longa e de qualidade, também podem representar um risco crescente de complicações. Dentro desse contexto, estão inseridas as atividades de Controle e Prevenção das Infecções, que tornam a Fundação Hospitalar São Lucas (FHSL) uma instituição mais segura e de qualidade.

Essas atividades são promovidas pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), que tem como objetivo manter os índices de infecção nos valores considerados aceitos pelo Ministério da Saúde.

Para isso, essa Comissão segue rigorosamente às normas e portarias da Vigilância Sanitária, com ações de prevenção às infecções. Todos os setores da Fundação Hospitalar São Lucas (FHSL) são acompanhados pela CCIH, com registros constantes em fichas de vigilância. Em algumas verificações, a Comissão recebe mais membros participantes, com vistas a uma análise de enfoque multidisciplinar e à educação continuada.

O Serviço de Controle de Infecção Hospitalar não envolve apenas a Comissão, mas todos os setores do Hospital. Assim, os processos de trabalho são inspecionados em todos os ambientes, desde o atendimento ambulatorial, ao centro cirúrgico, à emergência, às unidades críticas, à farmácia, ao laboratório, à hotelaria e ao serviço de higiene hospitalar.

 

O que é infecção hospitalar?

É toda e qualquer infecção que tenha relação com o período de internação ou com os procedimentos hospitalares recebidos pelo paciente, e que se apresente durante o período de internação ou mesmo após alta, com prazos específicos.

 

Quais as causas das Infecções hospitalares?

A presença do paciente no ambiente hospitalar associada à necessidade de procedimentos invasivos, que geram vulnerabilidade a quadros infecciosos (cateter venosos central, punção venosa periférica, sonda vesical de demora, tubo oro traqueal, etc.).

 

Membros que compõem a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar:

  • Direção: Jaqueline Gurgacz Ferreira
  • Direção Clinica: Dr. Luiz Carlos Tozo
  • Serviço Médico: Dr. Diana Mara Gaboardi e Dr. Alexandre Daronco
  • Coordenação de Controle de Infecção Hospitalar: Enf. Denise de Fátima Rigo Prado
  • Gerente de Enfermagem: Enf. Francielle Lidiane assing
  • Serviço da Farmácia: Farm. e Bioquímica Marina fontana sanagiotto
  • Coordenação UTI Geral: Enf. Tatiane Toso
  • Coordenação UTI Neonatal/Pediátrica: Ana tamara kolecha giordani
  • Coordenação de Hotelaria: Enf. Eliete Miguel
  • Coordenação Educação Permanente: Lucileia Paula benini
  • Representante do serviço de Microbiologia: Dr. Leandro Parzianello
  • Farmacêutica clinica: Anna  Caroline Gambaro 

Colaboradores

Webmail

Logo Hospital São Lucas
Diretor TécnicoDr. Ildemar Marino CantoCRM 10.555/PRDiretor ClínicoDr. Luiz Carlos TosoCRM 13036
Facebook Hospital São LucasFacebook Hospital São LucasInstagram Hospital São LucasYoutube Hospital São Lucas
TikTok Hospital São lucas