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Manual do Paciente

Guia de Internação

PROCEDIMENTO DE INTERNAÇÃO

  1. A internação só poderá ser efetuada sob responsabilidade de um médico, legalmente habilitado.
  2. O paciente deverá fornecer todos os dados de identificação solicitados, bem como os documentos de Identidade e CPF ou carteira de habilitação.
  3. Todo paciente deverá ter um responsável para assinar o Termo de Responsabilidade e efetuar pagamento de suas despesas. O responsável deverá fornecer documentos de Identidade, CPF ou carteira de habilitação.
  4. Para enfermaria, é permitido um acompanhante para pacientes menores de 18 anos ou maiores de 60 anos. Para apartamento, é permitido um acompanhante, independente da idade do paciente.
  5. A diária deverá ser paga a partir do dia de internação. O dia da alta não será cobrado, desde que o aposento seja liberado até às 10h00min.
  6. Não estão incluídos na diária os serviços especiais de enfermagem, exames para diagnóstico, medicamentos, materiais, uso de sala de cirurgia, taxas de uso de equipamentos, taxa de sala de recuperação pós-anestésica e gasoterapia.
  7. Em caso de convênios, o paciente deverá vir munido de documentos comprobatórios, para que seja possível a verificação de prazos de carência, etc.
  8. Em casos de internamento de emergência, o setor responsável entra em contato com o convênio para verificação de coberturas contratuais e solicitação da liberação.
  9. Em casos de internamento eletivo, o médico entregará a guia para que o responsável libere junto ao convênio. Importante: a liberação deve ocorrer sempre antes do internamento.
  10. Para o atendimento, é necessário chegar ao Hospital, com antecedência de duas horas.
  11. O paciente deve trazer os documentos pessoais, a prescrição médica e todos os exames relacionados ao seu internamento (que serão devolvidos na alta médica).

 

DIÁRIAS

  • A diária compreende o uso do aposento, a alimentação do paciente, serviços hospitalares básicos e serviços de enfermagem.
  • Em caso de apartamento, as diárias compreendem a acomodação de somente um acompanhante, sendo seus gastos cobrados a parte.

O plano cobre a alimentação do acompanhante, para pacientes acima de 60 anos e menores de 18 anos.

 

CONTAS HOSPITALARES

Particular

  • Qualquer informação sobre a posição da conta hospitalar deve ser solicitada ao setor de Tesouraria.
  • Sempre que necessário, será solicitado pagamento parcial para cobertura de despesas já efetuadas.
  • Os honorários médicos são fixados pelos profissionais e seus auxiliares, sem interferência do Hospital.
  • A diária compreende o uso do aposento, a alimentação do paciente, serviços hospitalares básicos e serviços de enfermagem.


Convênio

  • Valores referentes aos procedimentos, exames e itens não cobertos pelo convênio, deverão ser pagos no momento da alta.

 

ALTA HOSPITALAR

  • Após assinatura da alta hospitalar pelo médico, o paciente deverá aguardar no seu aposento, o contato do Setor de Tesouraria, para efetuar o devido pagamento da conta hospitalar.
  • Após o acerto da alta hospitalar junto à Tesouraria, o apartamento deverá ser desocupado.

 

TRANSFERÊNCIA PARA UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA: UTI GERAL, UTI PEDIÁTRICA E UTI NEONATAL

  • Em caso de transferência para algumas dessas unidades, o apartamento deverá ser liberado.

 

SERVIÇO DE ENFERMAGEM

  • A enfermagem e os demais funcionários do Hospital só executarão procedimentos para os pacientes mediante ordem do médico responsável ou de seus assistentes autorizados.
  • Quando necessitarem de orientações e/ou dúvidas dos usuários, contatar o enfermeiro responsável pelo setor.

 

ACOMPANHANTE

Enfermaria

  • Aos pacientes maiores de 60 anos e menores de 18anos, é permitida a permanência de um acompanhante, desde que seja do mesmo sexo.
    O acompanhante não terá direito ao leito ao lado e/ou poltrona de conforto.

Apartamento

  • É permitida a permanência de um acompanhante no período da noite e com acomodação especifica para acompanhantes.

 

HORÁRIO DE VISITAS

Alas Convênios e Particulares

  • Manhã: 09h30 às 13h30 - Uma visita por vez.
  • Tarde: 16h às 19h - Uma visita por vez.

 

UTI Convênios e Particular

  • Das 11h às 11h30 - Duas visitas. Boletim médico após visita.
  • Das 17h às 17h30 - Duas visitas.

 

UTI Neo e Pediátrica

Apenas 01 visita por horário.

  • Sábado - 09h às 09h30;
  • Domingo - 17h30 às 18h;

 

Alas Sistema Único de Saúde

Observação: Visitação de irmão(s) ao recém nascido apenas dentro do horário de visitas, com tempo máximo de 15 minutos.

  • 14h às 15h - Duas visitas por dia, sendo uma por vez.

 

UTI Geral

  • Das 11h às 11h30 - Duas visitas. Boletim médico após visita.
  • Das 17h às 17h30 - Duas visitas.

 

Solicitamos especial atenção no respeito ao cumprimento dos horários de visitas e a quantidade de visitantes.

Obs.: os horários podem ser cancelados em caso de emergência no setor.


 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES AOS VISITANTES

  • Não sentar-se na cama, para evitar a proliferação de micro-organismos;
  • Lavar as mãos antes e após qualquer contato com o paciente, para assim proteger você e o paciente;
  • Não fazer visita ao paciente quando estiver com alguma infecção (dor de garganta, gripe, doenças de pele, etc);
  • Sugerimos aos acompanhantes o uso adequado de roupas no ambiente hospitalar, evitando o uso de shorts, roupas curtas e calçados abertos, assim, a sua segurança e a do paciente não será prejudicada.
  • O hospital não se responsabiliza por objetos de valor deixados nos aposentos. Informamos que imagens religiosas, dentaduras, óculos, aparelhos auditivos, dentários e similares não devem ser colocados sobre a cama.
  • O Hospital reserva-se o direito de cobrar pelos danos em seu patrimônio (móveis, roupas, utensílios e demais objetos causados pelo paciente, acompanhante ou visitante.
  • Orientamos que as roupas do paciente usadas no momento da internação, sejam enviadas para casa, pois não podem ser lavadas nas dependências do Hospital.
  • Para o uso interno, o paciente deverá trazer roupas íntimas, chinelo e material de higiene pessoal.
  • Aparelhos eletrônicos só podem ser trazidos pelo cliente, desde que identificados na recepção para cadastramento e através de liberação da Direção

 

Lembre-se:

O silêncio também faz parte do tratamento. Um ambiente silencioso é muito importante para a tranquilidade do paciente e contribui para sua recuperação.
 

Não é permitido:

  • Fumar nas dependências do Hospital;
  • Fazer uso de qualquer bebida alcoólica;
  • Utilizar ou solicitar pessoal da enfermagem e demais funcionários do Hospital para serviços que não sejam de sua competência;
  • Entrar nos postos de enfermagem;
  • Ingressar com aparelho celular nas seguintes dependências: UTI, Pronto Socorro, Raio-X e unidades de exames, para evitar interferência nos equipamentos;
  • Manusear por conta própria, material e equipamentos que só devam ser operados por pessoal treinado para este serviço, tais como: soros, registros de oxigênio e vácuo, etc.

 

Orientamos:

  • Evitar trazer sacolas e deixa-las no chão;
  • Evitar trazer dinheiro, joias, adornos e objetos de valor;
  • Evitar o trânsito, com frequência, nos corredores.

 

INFORMAÇÕES MÉDICAS

UTI's e Alas de Internações

  • As informações serão fornecidas sempre pelo médico, diretamente aos familiares, e os boletins por escrito podem ser conferidos com o serviço de recepção da UTI e Secretárias nas Alas de Internações. Tais informações não serão fornecidas por telefone.

 

Serviço de Nutrição e Dietética

As refeições serão servidas nos seguintes horários:

Café da manhã: 07h30 / 08h30
Almoço: 11h30 / 12h30
Lanche: 15h00 / 15h30
Jantar: 17h30 / 18h30
Ceia: 19h30 / 20h30

 

  1. As bandejas são retiradas do quarto uma hora após ter servido a refeição;
  2. Para solicitar o serviço de nutrição, favor contatar pelos ramais:
    • Copa: 6404
    • Cozinha: 6407
    • Gerência de Nutrição: 6479
    • Nutricionista: 6447
  3. O controle alimentar ajudará no tratamento e recuperação do paciente, portanto não é permitida a entrada de alimentos no Hospital.
  4. O horário de atendimento da copa é das: 07h30 às 23h00.

 

Serviço Telefônico

  • Os quartos dispõem de um aparelho telefônico com acesso aos ramais internos. Para realização de ligações externas, deve-se digitar o número 9 e a telefonista realizará a ligação. Salientamos que tais ligações, serão cobradas à parte, exceto as internas.

 

Transporte

  • Caso seja necessária à realização de algum exame fora das dependências do Hospital, o paciente será transferido de ambulância, sempre com acompanhamento da enfermagem e de acordo com a cobertura do convênio de saúde.

 

Despesas Médicas/Hospitalares

  • Serão cobradas quaisquer despesas provenientes dos seguintes casos:

 

Internação por convênio:

  • Carência contratual e/ou inadimplência,
  • Quando o convênio não efetuar a liberação de acordo com as solicitações e realizações de serviços médicos e hospitalares, bem como materiais e/ou medicamentos de alto custo ou sem cobertura contratual;
  • Diferença de acomodação;
  • Alimentação para acompanhante e despesas de frigobar.

 

Internação em caráter particular:

  • Os honorários médicos serão acertados diretamente com a Tesouraria junto com a conta hospitalar;
  • As diárias e taxas hospitalares, bem como despesas com alimentação e frigobar, serão pagas diretamente na Tesouraria.

 

Acessórios do Apartamento

  • Os apartamentos possuem camas automatizadas e piso bacteriostático, permitindo uma assepsia adequada. Além da cama o quarto é guarnecido por um sofá-cama, uma poltrona, um armário, frigobar, telefone, televisão e aparelho de ar condicionado.
  • Qualquer problema com estes equipamentos, favor contatar um funcionário da Manutenção para os devidos reparos, através do ramal: 6465 ou avisar nos Postos de Enfermagem das Alas diretamente para as Secretárias Clínicas.

 

Acessórios das Suítes Master

  • As suítes máster possuem camas automatizadas e piso bacteriostático, permitindo uma assepsia adequada. Além da cama o quarto é guarnecido por dois sofás de descanso, um sofá cama, dois armários, frigobar, dois televisores, dois aparelhos de DVD, dois aparelhos de Play Station III, dois aparelhos de ar condicionado, telefones, além de uma ampla antessala e sacada com vista para a cidade.

Colaboradores

Webmail

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Diretor TécnicoDr. Ildemar Marino CantoCRM 10.555/PRDiretor ClínicoDr. Luiz Carlos TosoCRM 13036
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