Nos hospitais, a rotina é desafiadora, principalmente com os prontuários médicos, que exigem atenção redobrada. Soluções digitais como Same hospitalar são essenciais.
O que é o Same e qual a sua função?
O dinamismo e a agilidade exigidos dentro dos hospitais, faz com que soluções em organização e otimização de tempo se façam presentes diariamente.
O Serviço de Arquivamento Médico e Estatístico (Same hospitalar) é o setor responsável pela organização e arquivamento de todos os prontuários presentes do hospital. Tem por finalidade a organização, a guarda, a preservação e a rastreabilidade do prontuário dos pacientes atendidos nesta Instituição (dados pessoais, evolução clínica, exames etc.).
Está localizado no 3° andar da área hospitalar e atende ao público externo de segunda-feira a sexta-feira, das 07h30min. às 17h00min. (fecha ao meio dia), realizando a entrega de cópias do prontuário do paciente (prazo de entrega de 20 dias úteis).
Desse modo, os funcionários responsáveis por esse setor, precisam organizar, conservar e tratar, acompanhar evolução médica, histórico e resultado dos exames, esses laudos da melhor forma possível, além de prepará-los para os médicos sempre que necessário.
Qual a importância do Same hospitalar?
O Same hospitalar oferece praticidade, comodidade e conveniência para todos os profissionais que atuam na linha de frente do hospital. Em outras palavras, a forma como todos os prontuários médicos são ordenados e estruturados, bem como sua distribuição rápida e eficaz, fazem com que o atendimento aos pacientes ocorra de maneira mais fluida e ordenada.
Como as soluções digitais melhoram a gestão de documentos no hospital?
Vivemos em um mundo totalmente digital e automatizado, onde softwares com as mais variadas características nos ajudam diariamente a realizar todo tipo de tarefa.
Nesse sentido, fica claro que toda essa facilidade também precisa ser trazida para o âmbito da Saúde, já que sistemas capazes de otimizar a rotina hospitalar em todos os seus departamentos, poderão servir de auxílio para o desenvolvimento e escalabilidade da medicina de modo geral.