Espaço de Fé está localizado no Piso 03 - Maternidade do novo prédio
O São Lucas Hospital Center inaugurou, na manhã desta quinta-feira (16), a Capela da Instituição. Localizado no Piso 03 - Maternidade, o novo espaço de Fé, foi abençoado pelo padre Santo Pellizzer, que atua há 32 anos em ambiente hospitalar, acolhendo pacientes e profissionais de saúde. Já são mais de 200 mil atendimentos realizados com enfermos em Cascavel.
Os instituidores da Fundação Hospitalar, Assis e Nair Gurgacz, e a presidente do Hospital São Lucas, Jaqueline Gurgacz Ferreira, homenagearam o sacerdote. “A Capela era um pedido da minha esposa, a Nair, e do Padre Santo, que sempre que me encontrava dizia que o São Lucas deveria ter este espaço. Decidimos atender aos pedidos e criar a Capela, que agora está à disposição dos pacientes e profissionais do Hospital”, diz Assis Gurgacz.
“Eu não esperava por essa homenagem, agradeço muito ao São Lucas. Um hospital precisa de locais como este, que acolhem as famílias em momentos tão difíceis, como a busca pela cura”, comenta padre Santo. “Este espaço é muito especial! Aqui as pessoas podem conversar com Deus com tranquilidade e expressar sua Fé. Estou muito feliz com essa inauguração”, afirma Nair Gurgacz. “A Capela ficou serena e aconchegante, transmitindo muita paz”, diz Jaqueline Gurgacz Ferreira.
Padre Santo
Padre Santo Pellizzer nasceu em 28 de março de 1929, no Rio Grande do Sul. O religioso pertencia a uma família de agricultores que sustentava os 11 filhos com a produção de uvas. Em 1941, sentindo o chamado de Deus, decidiu seguir o caminho do sacerdócio, passando por 15 anos de estudos e superando momentos difíceis, como a perda do pai durante a formação.
A ordenação ocorreu em 6 de abril de 1957. Inicialmente, permaneceu no Rio Grande do Sul por um ano, migrando para Cascavel, onde desempenhou um papel crucial na construção de diversas paróquias, incluindo a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida. O arcebispo Dom Mauro Aparecido dos Santos reconheceu a relevância do trabalho de Padre Santo na região, culminando na homenagem ao dar o nome "Centro de Formação Padre Santo Pellizzer" ao renovado Centro de Formação Arquidiocesano, conhecido como CAF.
Ao longo de mais de 60 anos de sacerdócio em Cascavel, Padre Santo, também chamado assim, destacou-se na evangelização e estruturação das paróquias, além da manutenção do seminário. Atualmente, o padre é residente do Seminário Arquidiocesano São José. O sacerdote, ao longo de tantos anos, vem tocando vidas de incontáveis pacientes, familiares e profissionais de saúde com palavras de conforto e atos de bondade. Um legado de paz e serenidade mostrando, pelo exemplo, a importância da compaixão na jornada de cura.