A palestra foi realizada com o objetivo de abordar esse assunto e discutir suas principais implicações.
Os colaboradores do Hospital São Lucas participaram nesta quinta-feira (13), de uma palestra sobre carga molhada em Foz do Iguaçu. O evento foi organizado pela Horizon Medical, parceira do hospital e contou com a presença dos nossos coordenadores da Engenharia Clínica, Maurício Antunes, coordenadora da Central de Materiais e Esterilização (CME), Thais Sieplin e a coordenadora de Controle de Infecção Hospitalar, Lindsay Menna.
A carga molhada é um tema que pode gerar diversas implicações e impactos na logística e transporte de mercadorias, especialmente quando se trata de materiais que são sensíveis à umidade. A palestra foi realizada com o objetivo de abordar esse assunto e discutir suas principais implicações.
“Como estamos em processo de ampliação, e iremos realizar procedimentos cirúrgicos de alta complexidade, estamos em busca de atualizações na área para possamos continuar prestando um serviço de excelência, prezando sempre pela qualidade e segurança do paciente”, frisou Lindsay Menna, enfermeira e coordenadora.
Durante a palestra, foram apresentados diversos aspectos relacionados à carga molhada, incluindo os principais tipos de produtos que podem ser afetados pela umidade, as principais causas de danos a esses produtos durante o transporte e armazenagem, além de dicas e técnicas para evitar e minimizar os riscos de danos à carga molhada.
“Esta questão envolve os processos de preparo da infraestrutura, instalação, validação, qualificação e manutenção dos equipamentos, análise da qualidade da água e rotina de testes físico-químicos e microbiológicos. Além disso, uma equipe qualificada e capacitada é fundamental para o processo de lavagem e preparo dos materiais”, explicou Maurício Antunes, engenheiro hospitalar e coordenador.