A realização bem-sucedida do procedimento na FHSL demonstra a capacidade da equipe em oferecer opções de tratamento sempre voltados à segurança para seus pacientes.
No dia 8 de maio de 2023, foi realizada a primeira aplicação de imunoglobulina via hipodermóclise em pediatria na Fundação Hospitalar São Lucas. Essa técnica consiste na administração de fluidos e medicamentos diretamente no tecido subcutâneo, por meio de uma técnica de punção diretamente no tecido subcutâneo. A paciente que foi medicada é uma criança de 10 meses e veio para tratar uma síndrome de imunodeficiência secundária.
Após uma avaliação cuidadosa, a equipe multidisciplinar do hospital juntamente com a pediatra da criança, Dra. Sarah Sella Langer, optou por fazer a técnica via hipodermóclise como forma de minimizar o desconforto da criança que tem a rede venosa fragilizada.
“A paciente apresentou uma rápida e satisfatória recuperação após o procedimento. Apesar de sua fragilidade, ela precisou de apenas uma picada para ser medicada, e sem a necessidade de ter sido realizado várias punções. Além disso, o mais importante é que ela não precisou ficar internada no hospital por mais de um dia, sendo liberada após 4 horas do término da medicação”, afirmou Enfª Maria Iraceni de Oliveira Cunha, Coordenadora do PSK e especialista em acessos via hipodermóclise em pediatria.
A hipodermóclise ainda é pouco utilizada no Brasil, mas pode se tornar uma alternativa importante em determinadas situações clínicas. A realização bem-sucedida do procedimento na FHSL demonstra a capacidade da equipe em oferecer opções de tratamento sempre voltados à segurança para seus pacientes.