Este site coleta dados para melhorar a sua experiência com os nossos serviços. Assim, para que fique ciente de todas as informações que coletamos e para quais finalidades, sugerimos que conheça a nossaPOLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.

Este site coleta dados para melhorar a sua experiência com os nossos serviços. Assim, para que fique ciente de todas as informações que coletamos e para quais finalidades, sugerimos que conheça a nossaPOLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.

hkids

Hospital São Lucas realiza primeira cirurgia robótica do Oeste do Paraná

Instituição revoluciona a medicina cascavelense

31/08/2023 | 17:00:00
facebook sharewhatsapp shareimprimir noticia

O Hospital São Lucas realizou a primeira cirurgia robótica do Oeste do Paraná. O procedimento utilizou o novo robô Da Vinci X, que representa o que há de mais moderno e tecnológico no segmento. O Dr. Univaldo Etsuo Sagae foi o primeiro médico a utilizar a máquina. A cirurgia ocorreu nesta quinta-feira (31). O caso se tratou de uma cirurgia de hérnia diafragmática. 

“Desde que entramos na área da saúde, o nosso projeto era nos tornar referência para o Brasil e estamos conseguindo este feito. Graças a nossa equipe que sempre está pronta, faz com que nos empolgamos para trazer ainda mais benefícios à saúde da região Oeste do Paraná”, diz o Instituidor da Fundação, Assis Gurgacz. “O Da Vinci X representa a vanguarda na área médica. O Hospital São Lucas sempre respirou inovação e mais uma vez está fazendo história na região”, afirma a presidente da Instituição, Jaqueline Gurgacz Ferreira.

Segundo o diretor técnico-administrativo do hospital, Dr. Ildemar Marino Canto, a tecnologia proporciona uma recuperação muito melhor ao paciente.  “O robô permite uma precisão cirúrgica única. Nas patologias, como as neoplasias, ele vem associado a uma inteligência artificial, onde temos uma noção milimétrica de cada detalhe dos tecidos e dos órgãos. Da Vinci X facilita muito a vida para o cirurgião, dá segurança na mão e na realização dos procedimentos. Em reconstituições, como a da uretra, o robô evita fibroses, de modo que a recuperação atinge outros níveis, melhorando o pós-operatório”, explica.

O professor Dr. Carlos Eduardo Domene, que é proctor de Cirurgia Robótica, acompanhou todo o processo. O profissional é coordenador do Centro de Treinamento em Cirurgia Robótica, Realidade Virtual e Videocirurgia da Rede D’Or. O médico já foi presidente da SOBRACIL (Sociedade Brasileira de Cirurgia Minimamente Invasiva e Robótica). São mais de 2.5 mil cirurgias robóticas realizadas durante a história do profissional. “O robô faz parte da linha de humanização da Medicina, tornando o processo muito melhor para o paciente. Cascavel chega no topo da área cirúrgica. Com certeza a Medicina regional vai evoluir com a presença do Da Vinci”.

O Dr. Univaldo Sagae reforça o marco que a cirurgia desta quinta-feira representa. “Hoje é um dia histórico. Temos o privilégio, não só de estar mudando a cirurgia no Oeste do Paraná, mas também a estrutura hospitalar, transformando a saúde e o ensino, pois o São Lucas tem essa responsabilidade, que é formar profissionais. É um privilégio inaugurar o Da Vinci X do São Lucas, junto com o maior cirurgião de robótica da América Latina. Foi o Dr. Domene que construiu a cirurgia robótica do aparelho digestivo no Brasil”. Sagae é especializado em diversas áreas, como Coloproctologia, Cirurgia do Aparelho Digestivo e Cirurgia Geral.

Equipe que participou da primeira cirurgia

Dr. Ildemar Marino Canto – Diretor Técnico-Administrativo
Dr. Univaldo Etsuo Sagae – Coloproctologista
Dr. Carlos Eduardo Domene - Proctor de Cirurgia Robótica
Dr. Vitor Massaro Takamatsu Sagae - Médico Primeiro Auxiliar
Dr. Fábio Henrique Motter - Anestesiologista
Dra. Camila Duzanowski - Anestesiologista
Marizete Sueli Arndt Dalmora – Enfermeira Coord. do Centro Cirúrgico
Jhulian Rene Figueredo Chiodelli - Enfermeiro
Gabriel Pontes – Enfermeiro
Thaís Sieplin Costa - Enfermeira Coord. CME
Wendy Warmling - Enfermeira CME
Larissa Perez Brito - Instrumentadora
Cristiane Alves – Instrumentadora
João Paulo Soares – Técnico de Enfermagem
Franciele Oliveira - Técnica de Enfermagem
Ivanilda Gomes - Técnica de Enfermagem
Dr. Roger Artemio Bittencourt Vendrame - Médico Residente da Cirurgia Geral

Equipe da Strattner, empresa representante da Intuitive Surgical, fabricante do robô: André Sebastian, Amália Coletta, Bruna Buttura, Vanilda Gomes.

O Robô Cirúrgico Da Vinci X

O Hospital São Lucas toma frente e assume a vanguarda regional em inovação, estando alinhado aos grandes centros globais. O robô, que somando todos os carros, como são chamados os principais componentes, pesa cerca de uma tonelada e chegou ao Brasil de avião. A origem do produto é norte-americana e está inserido na linha de equipamentos que realizam procedimentos de alta complexidade minimamente invasivos. 

Luiz Rogério de Freitas, consultor técnico em tecnologia robótica do fabricante, comenta que o equipamento é de 4º geração, a última disponível no mercado, sendo o que há de melhor no Brasil. “O Da Vinci X consegue trazer de forma tecnológica todo o conforto e maior facilidade para que qualquer procedimento, desde os mais comuns até os mais complexos, sejam realizados”, diz.

Carregando mais notícias

Colaboradores

Webmail

Logo Hospital São Lucas
Diretor TécnicoDr. Ildemar Marino CantoCRM 10.555/PRDiretor ClínicoDr. Luiz Carlos TosoCRM 13036

Endereço

Rua Engenheiro Rebouças, 2219Centro | Cascavel | ParanáPhone +55 (45) 3309-2424Whatsapp +55 (45) 3309-2437CEP 85812-130
Facebook Hospital São LucasFacebook Hospital São LucasInstagram Hospital São LucasYoutube Hospital São LucasTikTok Hospital São lucasSpotify FHSLThreads FHSL