O Hospital é uma instituição destinada a assistir pessoas, tratar e reabilitar pacientes. Por se tratar de uma variedade de atividades desenvolvidas, se faz necessários instalações e equipamentos específicos, tornando assim uma das instituições mais complexas, tanto do ponto de vista arquitetônico, quanto de equipamentos e instalações. Para a conservação adequada da infraestrutura é coerente que a instituição mantenha um serviço de manutenção das instalações, equipamentos e patrimônio.
A engenharia vem assumindo um papel específico e fundamental na área da saúde, com grande responsabilidade, frente às instituições e paciente. A engenharia Hospitalar é a mais antiga; sua atuação é centrada nas necessidades de manutenção das instalações prediais, envolvendo todas as áreas pertinentes, tais como instalações elétricas/telefônicas e hidrossanitárias, previncêndio, ar condicionado, gases medicinais, revestimentos e acabamentos, móveis e decoração, dentre outros; enquanto que a Engenharia Clinica é mais voltada para o gerenciamento de tecnologia médico-hospitalar, realizando atividade de manutenção preventiva e corretiva, calibrações e aferições entre outros.
A Fundação Hospitalar São Lucas conta com o Serviço de Engenharia Hospitalar e um serviço de Engenharia Clínica para atender todas as unidades da instituição.
O serviço de Engenharia Hospitalar é responsável pela manutenção da funcionalidade e segurança dos ambientes e instalações hospitalares, atuando também nas alterações e adequações que se fazem necessárias para o bom funcionamento do hospital.
O serviço de Engenharia Clínica atua no gerenciamento das atividades, coordenando e monitorando as manutenções preventivas e corretivas, deixando os equipamentos preparados para a utilização durante a assistência, garantindo assim a segurança e reabilitação do paciente.
O serviço de manutenção está disponível 24 horas para atender aos chamados que possam ocorrer para as ocorrências emergenciais, assim como corretivas envolvendo as diversas áreas acima descritas.