Este site coleta dados para melhorar a sua experiência com os nossos serviços. Assim, para que fique ciente de todas as informações que coletamos e para quais finalidades, sugerimos que conheça a nossaPOLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.

Este site coleta dados para melhorar a sua experiência com os nossos serviços. Assim, para que fique ciente de todas as informações que coletamos e para quais finalidades, sugerimos que conheça a nossaPOLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.

Serviços de farmácia hospitalar 

 

A Farmácia Hospitalar do São Lucas Hospital Center, possui 6 farmácias no total, sendo subdivida em Farmácia Central, a qual atende em média 80% dos leitos de internação da instituição e 5 farmácias satélites, que estão distribuídas como: Farmácia UTI - Geral, Farmácia UTI - Neonatal e Pediátrica, Farmácia Pronto Socorro Adulto, Farmácia Pronto Socorro KIDS e Farmácia Centro Cirúrgico, todas com atendimento 24h. Além da Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF).

O serviço possui um Sistema de Distribuição de Materiais e Medicamentos Misto, pelo qual são dispensados materiais e medicamentos em doses orais, injetáveis, tópicas e inalatórias de forma unitária de acordo com a posologia médica prescrita para cada paciente internado. Há, também, uma sala certificada ISO 7, com cabines de fluxo laminar ISO 5, para a manipulação de doses unitárias, onde a dispensação ocorre de maneira exata a dose prescrita, garantindo maior segurança ao paciente e uma farmacoeconomia adequada e sem desperdícios.

Além disso, a Farmácia Central conta com o sistema de distribuição de materiais e medicamentos pelo Correio Pneumático - tecnologia inovadora que otimiza o envio dos insumos através de cápsulas por um sistema de tubulações instaladas em todo hospital. Contudo, não é necessário movimentar a equipe de enfermagem para retirada dos produtos na farmácia, garantindo uma maior assistência a beira leito para o paciente, além do recebimento mais ágil das medicações. Cada cápsula percorre em média seis segundos por metro, sendo que, o hospital possui 20 estações de recebimentos entre farmácias, CAF (central de abastecimento farmacêutico)  e unidades de internação.

As farmácias satélites encontram-se em determinados setores, sendo relevante devido a criticidade dos locais, atendendo a necessidade de forma priorizada e imediata, assim garantindo uma maior agilidade em intercorrências e urgências/emergências setoriais. Além disso, conta com um colaborador 24h exclusivamente para atendimento setorial.

Em contrapartida, nas unidades de internação onde não possui farmácia satélite, encontra-se disponível os Dispensários Eletrônicos - tecnologia moderna e automatizada que permite o armazenamento seguro e correto de materiais e medicamentos, com a dispensação para a equipe de enfermagem apenas com prescrição médica e lançamento imediato na conta do paciente. Com isso, é possível garantir a rastreabilidade dos itens e a segurança do paciente, além de permitir o acesso por meio da biometria e monitoramento por câmeras de segurança. Pode-se, também, identificar o colaborador que realizou o manuseio, permitindo o rastreamento em casos de discrepâncias.

 

O serviço de Farmácia Hospitalar conta com a presença do profissional farmacêutico 24h na instituição, para auxiliar tanto nas rotinas assistenciais, quanto em âmbito clínico e administrativo na gestão da equipe.

 

A Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF), por sua vez, está diretamente relacionada ao fluxo da cadeia medicamentosa, que em conjunto com o setor de Compras, trabalham com fornecedores pré-qualificados centralizando a aquisição, recebimento, lançamento de notas fiscais e o armazenamento adequado dos medicamentos e materiais médico hospitalares. Eles realizam de forma segura a distribuição destes insumos para o ressuprimento dos estoques das farmácias satélites e farmácia central da instituição, repondo o estoque conforme as demandas necessárias

Atualmente, o Serviço de Farmácia Hospitalar da  Hospital São Lucas conta com uma estrutura de referência no âmbito hospitalar, além de um armazenamento pensado especialmente para a otimização das rotinas. Em relação ao quadro de colaboradores, o serviço possui 10 farmacêuticos hospitalares e 1 farmacêutico clínico, além de 70 colaboradores capacitados na área de farmácia hospitalar trabalhando em horário integral ao funcionamento da instituição para melhor atender aos pacientes.

A instituição é um hospital escola e diariamente todas as farmácias recebem estagiários na área de farmácia hospitalar. Os acadêmicos possuem a oportunidade de desenvolver atividades curriculares e complementares ao curso de Farmácia da Faculdade Assis Gurgacz (FAG) e outras Universidades que possuem convênios, além de cursos técnicos para capacitação dos auxiliares de farmácia. Logo, eles têm a oportunidade de um constante aperfeiçoamento no desenvolvimento de suas atividades.

O principal objetivo do Serviço de Farmácia Hospitalar é a busca constante por aprendizagem, melhoria contínua e trabalho com inovação e tecnologia, consequentemente, uma maior segurança aos pacientes.

Colaboradores

Webmail

Logo Hospital São Lucas
Diretor TécnicoDr. Ildemar Marino CantoCRM 10.555/PRDiretor ClínicoDr. Luiz Carlos TosoCRM 13036
Facebook Hospital São LucasFacebook Hospital São LucasInstagram Hospital São LucasYoutube Hospital São Lucas
TikTok Hospital São lucas